In Literatura

Sexta-feira 13 na companhia de 5 livros da DarkSide Books

Você não vai conseguir dormir com estes 5 livros da DarkSide Books! Se não de medo, talvez seja por não parar de ler o suspense e o grafismo do horror.

Os fãs brasileiros da literatura de terror, horror, suspense e violência gráfica devem ter surtado quando, 5 anos atrás, surgia a DarkSide Books. O trabalho dedicado ao visual de cada um de seus filhos (os livrinhos) se tornou o maior símbolo da editora. Não é por acaso que até os autores dos livros se apaixonam pelas edições brasileiras: a cada nova edição, mais um queixo caído!

O sucesso de algumas publicações é tanto que a série Crônicas de Amor e Ódio, por exemplo, está prestes a ter uma publicação inédita pelo selo DarkLove da editora. Crônicas de Morrighan, de Mary E. Pearson, foi publicado no exterior apenas no formato digital e ganha versão física exclusiva no mundo todo pela editora brasileira.

31 de outubro é a data do Halloween e dia oficial do aniversário dessa editora que, ao longo desses poucos anos, conquistou o lado obscuro do coração de um monte de gente. Aproveitando a sexta-feira 13, aí vão 5 livros da DarkSide Books que são de tirar o fôlego de todo leitor!

Sangue e espadas

Em Abominação, de Gary Whitta, viajamos para a Inglaterra do século IX, um momento de instabilidade do reinado inglês em guerra contra os Vikings. A solução encontrada por um sacerdote é invocar um poder antigo que transforma animais em bestas enlouquecidas com sede de carne e violência. Mas claro que tudo sai do controle e inicia-se a busca pela aniquilação de todas essas feras.

A dose histórica torna a ambientação familiar pra quem assiste às séries Vikings e Game of Thrones. A violência não fica pra trás e cada cena de batalha é descrita nos mínimos detalhes viscerais. A escrita de Gary Whitta, talvez pela experiência no audiovisual (ele participou do roteiro de Rogue One – Uma História Star Wars), é absurdamente gráfica e invade com louvor a área do gore, sem perder as estribeiras para a violência gratuita.

A edição traz respingos de sangue nas laterais superior e inferior das páginas, inclui símbolos e brasões na diagramação. A impressão da capa surpreende pela qualidade: quase é possível esperar o besouro alçar voo. Tem resenha aqui no Desfalk!

Psicopatia infantil

Não é comum encontrarmos crianças como vilões bem estruturados. É difícil que um autor se dispa de ética e moral e pense como uma criança que não teve a devida formação para a empatia social. Em Menina Má, de William March, temos Rhoda, uma menina de 8 anos que age como adulta, pensa como adulta, simula as próprias expressões para ganhar recompensas e manipula as ações para torna-las em seu favor.

Tem quem ache bonito ver uma criança agir como adulto. Mas a mãe de Rhoda sabe que existe algo de errado com a filha e mergulha de cabeça na análise de cada ação da filha. Só a possibilidade de Rhoda estar envolvida no assassinato de um menino causa na mãe uma extrema angústia. E no leitor é de causar asco e uma vontade imensa de que Rhoda seja castigada. Já viu a resenha que tem aqui?

Clássico

Mary Shelley é uma das escritoras mais importantes para a definição de ficção científica que temos hoje. Com Frankenstein, a escritora inglesa explorou os extremos da busca científica pela essência divina, refletindo a ganância do homem em ter poder divino para conceder vida às criaturas. Neste livro, Victor Frankenstein é resgatado pela tripulação de um navio em meio a um mar congelado, e conta como fez uma criatura ganhar vida e como, logo depois, abandonou-a.

A edição da DarkSide Books traz ainda os Contros Sobre a Imortalidade que são Valério: O romano reanimado, Roger Dodsworth: O inglês reanimado, Transformação e O imortal mortal. A edição está recheada de ilustrações que refletem trechos de Frankenstein e ainda traz diversas representações da anatomia humana. Tal dia eu lia um dos contos e até perguntaram se era livro de Medicina!

Nova Iorque e vodu

Lançado em maio de 2017, Coração Satânico, de William Hjortsberg, é capaz de fazer você virar a madrugada em claro! Talvez não pelo elemento de terror, mas por todo o suspense formado pelo mistério. Coração Satânico empolga e faz a mente do leitor criar inúmeras possibilidades para o desaparecimento do músico Johnny Favorite no fim da década de 1950.

Harry Angel é o investigador particular contratado para lidar com esse desaparecimento em Nova Iorque. Através de uma descrição minuciosa de rotas e espaços pela megalópole, é impossível não se sentir parte do enredo. A surpresa fica por conta dos elementos esotéricos e religiosos que mistura símbolos cristãos e rituais do lado oculto. Sim, tô falando de vodu e satanismo em plena Nova Iorque no Central Park e nos metrôs, só pra começar… Também tem resenha por aqui!

Além d’O Exorcista

É impossível pensar em Legião, de William Peter Blatty, e não lembrar dessa passagem:

Então Jesus lhe perguntou: ‘Qual é o seu nome?’ ‘Meu nome é Legião’, respondeu ele, ‘porque somos muitos.’Marcos 5, 9

Este foi lançamento da DarkSide Books em junho de 2017 e é a verdadeira continuação de O Exorcista. 10 anos após o exorcismo de Regan MacNeil, o detetive William F. Kinderman retorna para investigar assassinatos que se assemelham a crimes cometidos por um serial killer. O porém vem com a notícia de que o serial killer em questão já está morto!

O autor do livro se baseou na mais pura realidade para criar sua trama. O serial killer Zodíaco, que causou pânico na Califória, nos Estados Unidos, entre 1960 e 1970, serviu de inspiração para William criar o seu Geminiano, presente em Legião. Dessa forma, este livro se trata de um mistério policial que, assim como Coração Satânico, mescla elementos da realidade ao imaginário e ao religioso para criar um suspense de ponta.

***

Muito cuidado ao ler estes livros. Lendas rezam que leitores da DarkSide Books viram noites de olhos abertos… Não pelo medo, mas pela experiência incomparável em ler um material espetacular e cheio de segredos a serem revelados. Parabéns à DarkSide Books pelos seus 5 anos de sucesso e que venham mais 5 cheios de pavor, insanidade e, principalmente, sucesso!

***

Este artigo faz parte do Outubro Macabro de 2017, um ciclo de postagens especiais para o Halloween / Dia das Bruxas nos temas de terror, horror e fantasia dark. Quer mais? Clica aqui!

COMENTE AQUI!

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comente aqui!

%d blogueiros gostam disto: